quinta-feira, 30 de agosto de 2012

QUANTO VALE O FUTURO DO SEU FILHO COM DIABETES?

Esse final de semana foi intenso, no sabado assisti o Simposio de Atualização da Sociedade Brasileira de Diabetes no Rio de Janeiro on line, quase todo o dia na frente do computador, foi algo maravilhoso, não coisas que eu va fazer com o meu filho, não, quem determina o tratamento dele é o medico, mas como uma blogueira que escreve sobre diabetes, sobre os cuidados que devo ter na hora de passar a informação, quero que este blog tenho respeito por parte dos medicos, que ele possa servir de ferramenta de ajuda a vocês, então, tenho que seguir o padrão de educação em diabetes, não que eu queira que este blog seja considerado deste nivel, mas pelo numero de acessos, posso dizer que ele ja é um formador de opinião, não tenho imagens, nem videos do simposio, esta tudo na forma de aprendizado mesmo e vou aplicar aqui neste blog.

Durante o dia não assisti televisão, quando entrei no face a noite, que fervilhão, estavamos na globo, engraçado né, só de fundo para chamada do Criança Esperança com a Xuxa, Paula Toller (diabetica), Alessandra Negrinni e Carmo Dalla Vecchia, gravamos quando fomos ao projac.


Ao fundo a Vivi, a Duda e aNicole do minhafilhadiabetica.com/, eu e o Igor, a Rafaela e a Tania Matias.



No domingo fomos para São Gonçalo, no 2º Encontro Unidos pelo DM1 Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, um grupo maravilhoso que busca a criação de uma associação, fico feliz que tenha sido aceita no grupo como colaboradora, eu quero muito desenvolver projetos com crianças com diabetes, eu acho que criança não deveria sofrer, jamais, criança deve ser protegida, as conversas foram iniciadas, mas não concluídas, criar algo com a responsabilidade de uma associação não é do dia para noite, requer um planejamento detalhado, dos riscos, dos objetivos, das possibilidades, um passo de cada vez.
Foi maravilhoso ver que o grupo cresceu, e com tendencia a continuar crescendo, são famílias a menos sozinhas... As conversas vão continuar e o que for possível postar aqui, escreverei.
Não existe ainda uma associação, mas para as crianças tenho certeza que ja é uma, pois se divertiram muito, e juntas, entre outras crianças com diabetes, sem vergonha de ter hipoglicemia, pois ali, todas estavam sujeitas, sem vergonha de fazer o dextro, porque ali todas faziam... isso é educação, isso é construir um futuro, isso é ensinar a conviver com diabetes. Acho que as imagens a seguir falam por si:



Ontem dia 28 de Agosto, estivemos no 2º Encontro do Team Type 1, uma equipe formada por atletas diabéticos, foi outro evento maravilhoso, o Joe Eldridge, um dos atletas nos contou como controla a glicemia, nossa... quase um super herói. Neste evento tivemos o prazer de encontrar a pediatra do Igor, Drª Valeria Paiva Neto também DM, e que nos salvou a no diagnóstico,  e assim como nós, ela também jamais esquecerá aquela manhã de sábado, 18 de Julho de 2009.

Igor e a pediatra Drª Valeria Paiva

Mas nestes dias tenho pensado, quando vale educar meu filho para um futuro sem sequelas? Não tem valor, não tem preço, neste evento em especial, ele viu exemplos de superação, não que eu queira que ele seja um campeão, mas que aprenda a gostar de atividade física, que o diabetes não o limita, pelo contrario, o diabetes deve impulsiona-lo a vencer obstáculos, a lutar pela vida com disciplina.
Foi um evento gratuito, fiz a chamada aqui neste blog, deveria estar lotado de crianças, mas não estava.
É estranho, pais geralmente pagam horrores por uma entrada em circos, cinemas, casas de games, dirigem quilômetros por uma festa qualquer, mas não comparecem num evento que vai ajudar, incentivar um filho e ter autonomias e controle do diabetes... não entendo isso.
Gastam quase 100 reais num parque de diversões, mas se cobrado 50 num evento de educação em diabetes, não pagam, não comparecem, será que acham que não vale a pena?
Eu só sei que o futuro do meu filho não tem preço nem cansaço, dou o melhor de mim, e educar para um futuro saudável apesar do diabetes é só o adicional, porém minha obrigação.
Tem educação em diabetes? É positivo? Vai agregar aprendizado e valores? Estarei lá com meu filho, Neste até meu filho não diabético participou, esporte é de interesse geral, pelo menos deveria ser.

Só pra dar um gostinho do que vimos:






Um video com mensagem dos atletas aos Diabéticos.


Uma materia sobre  Team Type 1 no SportTV News, da conhecer melhor a equipe em atividade:
http://globotv.globo.com/sportv/sportvnews/v/grupo-de-ciclistas-diabeticos-participam-do-tour-do-rio/2112247/


Pensem bem, em quanto vale e o que você faria para educar seu filho com diabetes para um futuro saudável.
Quero junto com você
PROTEGER O NOSSO FUTURO.

Um comentário:

  1. Claudia Furtado Assis30 de agosto de 2012 às 11:47

    Quando o assunto é crianças e adolescentes com diabetes, a educação e a precaução são sinônimos de um futuro saudável e seguro. Os cuidados são necessários para manter a doença controlada e evitar complicações futuras. É + ou - por aí né Sarah Rubia Baptista? E gostei muito do depoimento do Kener também!

    ResponderExcluir