quinta-feira, 5 de junho de 2014

Monitoramento da Saúde na COPA 2014

No período da Copa, o Brasil vai receber visitantes de todas as partes do mundo e cada um trará em sua bagagem também seus vírus e bactérias. Será que estamos preparados para fazer esse controle? Nossa Vigilância Sanitária já tomou medidas preventivas? O que pode acontecer? Novos surtos de doenças endêmicas, novos vírus... Como vamos lidar com essa realidade? O SUS está preparado para atender nossa população? 
Não gosto da ideia de sermos sede da COPA 2014, enquanto todos comemoravam eu me reservei a observar, ela está aí, é fato e como cidadãos brasileiros devemos colaborar com as ações do Governo Federal. Sabemos que portadores de Diabetes são grupo de riscos para algumas viroses, principalmente as que provocam vômito, diarréia e desidratação, então vamos combinar que esse aplicativo é da hora...




O “SAÚDE NA COPA” é um aplicativo gratuito para utilização em dispositivos móveis e navegadores de internet, nos idiomas português, inglês e espanhol.
Este projeto é uma iniciativa da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias de Saúde das sedes dos jogos e outras instituições nacionais e internacionais.
Com este aplicativo você poderá:
‒Colaborar voluntariamente com a vigilância em saúde e prevenção de doenças na comunidade, por meio da informação de sua condição de saúde em um divertido desafio;
‒Acessar informações úteis como telefones, endereços eletrônicos de serviços públicos de saúde e de urgência;
‒Acessar facilmente informações sobre cuidados de saúde e prevenção de doenças;
‒Localizar* hospitais de referência do SUS, além de outros hospitais públicos e privados, além de farmácias próximas, sem necessidade de abrir outros aplicativos;
‒Saber mais sobre as arenas e acompanhar o calendário dos jogos e locais de suas partidas preferidas.
Na prática, os torcedores poderão ajudar técnicos do SUS a mapear ocorrências de sintomas similares em uma determinada localidade. Para isso, o torcedor indicará diariamente qual é a sua condição de saúde (muito bem, bem, mal ou muito mal). A partir dos resultados, o Ministério da Saúde, em conjunto com os governos municipais e estaduais poderá adotar as providências necessárias para informar e proteger a população.

Ele acessa a sua localizção e ao marcar os sintomas começa um monitoramento.
Muitas pessoas com os mesmos sintomas numa determinada localização, o SUS
estará preparado para conter uma possivel endemia.



É possivel monitorar os sintomas na sua região.


Ele indica o Hospital de Referencia mais próximo.


O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou a importância da iniciativa em um evento como a Copa do Mundo, em que se espera a circulação de milhões de turistas brasileiros e estrangeiros nas 12 cidades-sede. “A estratégia é construir, junto com os torcedores brasileiros e estrangeiros, um processo de monitoramento que possa identificar precocemente tendências de síndromes ou mesmo enfermidades transmissíveis. Desta forma, conseguimos antecipar o processo de intervenção, o que é essencial para o atendimento eficaz. Por isso a importância da sociedade contribuir no processo de cuidado da saúde da comunidade neste projeto de vigilância participativa”, afirma.

O Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (CIOCS), do Ministério da Saúde, será responsável por acompanhar e analisar as informações coletadas por meio do aplicativo. O CIOCS será ativado em Brasília, nesta quarta-feira (28), na sede do Ministério, e irá monitorar a situação de saúde e a capacidade de atendimento de cada sede, além da demanda por atendimento e vigilância, bem como organizar respostas coordenadas durante o Mundial.


Caso o torcedor informe que não está bem, deverá indicar um ou mais sintomas em uma lista com dez sinais, como febre, falta de ar, náuseas, vômitos e dor de cabeça. O torcedor também deve informar se teve contato ou conhece alguém com algum dos sintomas descritos nos últimos sete dias e se procurou um serviço de saúde. Na medida em que muitos torcedores de uma mesma região informam sintomas semelhantes, as equipes de vigilância conseguem identificar possíveis causas e atuar na prevenção de forma mais ágil. É importante, contudo, que o torcedor procure atendimento especializado na unidade de saúde mais próxima.

Voce pode baixar pelo Google Play ou pela Apple Store

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.epitrack.healthycup

Ou mesmo ter uma conta pelo computador em:

http://www.saudenacopa.com/

O Importante é colaborar!!!

Referências:
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/35346
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/programasecampanhas/34005-ministerio-da-saude-lanca-aplicativo-saude-na-copa
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/programasecampanhas/34015-aplicativo-para-celular-conecta-torcedores-do-mundial-com-a-vigilancia-em-saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário