quinta-feira, 18 de março de 2010

Meu filho, a escola e o Diabetes.

Além da preocupação de controlar o diabetes, tenho outras preocupações com meu filho tais como, boa educação, ensino de qualidade, um bom convivio social, enfim, uma infancia equilibrada.
Quando tomo uma decisão a respeito de escola e esporte tenho que levar em consideração a preocupação que o professor ou instrutor terá com ele em especial, não que lhe dispense um tratamento especial, mas que se atente aos sinais de hipoglicemia pelo menos.
O diagnostico do Igor veio em meio a uma turbulencia na vida escolar, ele não voltaria ao mesmo colegio no segundo semestre de 2009, mas diante do quadro de diabetes a endocrinologista achou melhor que ele permanecesse, do contrario seriam duas adaptações ao mesmo tempo, voltar ao colegio com diabetes e um novo colegio, com novas regras, novos amigos.
Permaneceu e permanece até hoje no mesmo colégio, não me pergunte porque...
Esse ano as coisas estão melhores e o ponto forte é que é perto de casa, se precisar aplicar a insulina de correção chego lá em 5min, mas esse é o problema, como vou saber se preciso aplicar? Alguém precisa me avisar.
Como fiz ano passado, repeti esse ano, redigi uma especie de documento contendo tudo, o que é diabetes, qual o tratamento, sintomas de hipo, hiper, o que fazer em caso de emergencia, etc...
Mas as coisas nem sempre são simples como gostariamos que fosse, as vezes antes do lanche a glicemia do Igor está em 180 ou mais e eu só fico sabendo quando ele chega em casa, aí dá pra imaginar a glicemia antes do jantar.
Foi um custo conseguirmos um ajuste pra que ele lanche junto com os amigos, 2 dias na semana o lanche acontece as 14:30 e os demais as 15:30 e o horario dele é as 16 horas. Se eu adiantar as refeições em meia hora, as coisas ficarão dificeis pra ele praticar esporte, os horarios são exatamente apos as aulas e se estendem até as 19 horas-hora do jantar, então ficou assim, quando o lanche for as 14:30 ele toma um refresco, algo que não tenha carboidratos suficientes para interferir na glicemia e lancha sozinho as 16:00 e os demais dias lancha junto com os amigos mas é necesario a correção, afffffhhh, e o medo da Hipo...
Mas não é só isso que me preocupa, o chato é ter que escrever tudo isso todos os dias.
O medico que atende o Igor pelo SUS sugeriu que ele levasse um celular, ja que ele sabe exatamente quando precisa de correção, quando esta abaixo do normal e comunicação se fizesse direta entre nós dois, mas é proibido o uso de celular por alunos nas dependencias do colegio, então todos os dias eu preciso escrever:
"Medir a glicose antes de praticar exercicio, se for inferior a 100 comer um pacotinho de biscoito e fazer normalmente de superior a 250 não fazer, lanche de 14:30 refresco e "algo sem carboidrato", lanche das 15:30 iogurte ou suco e escolher uma porção(eu sempre mando porções extras), medir antes do lanche, estando superior a 160 é necessario a aplicação de insulina, por favor me ligar"
Amanhã vou conversar com a coordenação, precisamos nos entender, a agenda esta uma bagunça, eu escrevo e não sobra espaço pra o retorno de comunicados.
Não me importo que me liguem, eu me preocupo quando não ligam, eu penso estar tudo bem e depois vejo numeros altos de glicose.
As vezes eu penso, poxa, mas são tantas crianças... mas logo percebo a necessidade das escolas estarem preparadas para receber uma criança com diabetes, é simples, é só se concentrar nos numeros, é como numa equação matematica:
 G>160=1U  G<70=15CHO
1U = ligar para mãe
Antes dos exercicios:
G<100=15CHO G>250=0
0 = não fazer exercicio
O pior disso tudo é que chega uma hora em começamos a nos sentir chata, começam a nos olhar como se quisessemos tratamento vip sem merecer, e essa sensação não me deixa a vontade.
E olha que o ano letivo só começou!!!!

2 comentários:

  1. Ô Garota, te entendo perfeitamente. É uma luta diária mesmo. Eu tive que trocá-las de escola, e optei por uma bem pequena pra que ela, enquanto não dá conta de se virar sozinha, pudesse ter uma atenção maior da professora. E tem dado certo. Me considero sortuda. A prof faz tudo, mede, corrige hipo, dá insulina. Só não faz contagem pq todo dia mando 30g CHO então a insulina já tá programada pra isso... Fique calma, lembra que o Igor já tem 8 anos, vá treinando a auto aplicação em casa sempre com supervisão, vá testando o conhecimento dele, por exemplo... deu 200 antes do jantar, pergunte pra ele, O QUE VOCÊ FARIA IGOR?? como vc faz com o pai, faz com ele tb, pra ele se familiarizar com os números... a vivi ainda não lê, e não sabe que 200 é maior q 150... então fica mto mais difícil.. Eu penso que conforme eles vão crescendo, a responsabilidade é deles, e aí ficamos mais tranquilas com relação à escola....
    Força Moça... não se desespere com o final da lua de mel, vou digitalizar uns controle da Vittoria pra vc se acalmar quando ver um 200 por aí hahahaha
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Leia esse depoimento do Walcyr Carrasco sobre o diabetes da sobrinha e a escola

    http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=6385

    ResponderExcluir