quinta-feira, 6 de maio de 2010

Até que um dia você falha...



Desde o diagnóstico do Igor, eu venho num ritmo louco, entre dextros, carboidratos, trabalho e filhos, pra mim realmente não tem sobrado tempo, é como se tivesse me tornado um robô.
O controle do Diabetes vai muito bem, Hemoglobina Glicada 7,1%, mas chapei no paredão.
Não dá pra ser mulher maravilha, acredito que o controle do Diabetes é difícil exatamete por que não dá pra descansar um só dia, você olha pra frente e sabe que nem tão cedo você poderá perder a hora, esquecer o despertador, deixa que contar carboidratos e etc...
Aí, você tem mais um monte de coisas pra cuidar e vai deixando de lado... Esse foi meu primeiro erro, se não espremer o tempo hoje, em algum momento terei que espremer, se não resolver os problemas hoje, em algum momento terei que resolver, e é melhor que seja hoje antes que ele tome proporções gigantescas.
É assim com dinheiro, trabalho, relacionamento.
Quando você tem um monte de problemas com suas soluções adiadas, pare tudo e se reavalie, ou então, você vai falhar e exatamente onde você não deveria falhar e aí você desaba.
Ontem foi meu dia de chapar no paredão da vida, e garanto, doeu pacas. Mas passa.
Quando a vida te enviar a pergunta: "Será que tudo isso vale a pena?" Não desista, com certeza vale a pena!
Ontem tive um dia assim:
Pela manhã, ligaram do colégio solicitando minha presença, terminei as aulas mais cedo (o que não deveria fazer), meu filho mais velho agrediu um colega e pela primeira vez na vida foi suspenso, até aí tudo bem, mas quando você descobre que o motivo foi fútil e não há sinais de arrependimento, dá pra entrar em desespero.
A tarde precisava tirar um extrato bancário, porém descobri meu cartão  de senha de segurança havia simplesmente desaparecido, procurando daqui e dali (e não encontrei) esqueci da comemoração do dia das mães com o Igor na escola, e quando você vê seu filho chegar em casa com cara de choro e perguntar por que você não foi a escola, pelo menos pra mim, é motivo suficiente pra desabar.
Você começa rever sua rotina, você começa a se perguntar se tudo realmente está valendo a pena.
Ahhhh claro que tá, mas as coisas precisam mudar de ritmo, não adianta eu controlar o diabetes se eu não conseguir controlar as outras coisas, preciso parar, embora muito de nossa rotina não dependa apenas de mim.
Fica a lição.
Quando uma família tem uma criança diabética, todos precisam estar dispostos a colaborar, a mudança na rotina precisa ser familiar e nenhum responsável por uma criança diabética pode se achar auto suficiente por que não é, e é por isso que muitas vezes nos sentimos impotente diante do tratamento.
Hoje os números da glicemia do Igor estão alterados, há muito tempo não víamos números acima de 100 ao acordar e antes do lanche da manhã, hoje 174 e 137, com certeza reflexo de ontem.
Um diabético precisa de equilíbrio emocional, lógico que ele não está livre de problemas e encontrará vários ao longo da vida, mas o problema está em como estes problemas são resolvidos, em como ele aprendeu segundo os exemplos dos pais a enfrenta-los.
Como tatuei em meu corpo, eu preciso renascer, revigorar, reinventar, reestruturar um novo de jeito de encarar a nossa realidade, todos os dias eu preciso ser como uma fenix.
Então você recebe o que faltava para sua auto combustão de renascimento:
Enquanto procura desesperadamente seu cartão do banco, encontra R$50,00 num compartimento secreto de sua bolsa.
Seus filhos percebem que você desabou e juntos vem te ajudar a se reerguer, carinhosamente lhe propõe que esse dia seja pagina virada.
Então você descobre o quanto vale a pena, e que errar tentando acertar é normal, e é sempre melhor do que não tentar.
PS:
U ME COBRO DEMAIS COMO MÃE.

7 comentários:

  1. Amiga... essa não vai ser a primeira vez e nem a última !! Aguente firme e relaxa. Essas coisas acontecem com mais frequência do que vc imagina.
    Dói, magoa, frustra, mas aprendemos a lidar com isso.

    E vc está acotumada com patamares mto baixos de glicemia hahahaha 140 e 170 aqui é ótimo!!!!!!!!

    Boa sorte!!! e desacelera...

    ResponderExcluir
  2. Menina, eu estou assim como você. Caraca e a Gabi ainda nem vai pra escola, imagina quando for.
    Te confesso que todos os dias fico desesperada mesmo,mas Deus não dá uma cruz maior do que a gente pode carregar não é mesmo?
    Força pra nós!!

    ResponderExcluir
  3. Situações, lugares e pessoas tão diferentes.
    Situações, lugares e pessoas tão iguais.

    ResponderExcluir
  4. Que bom poder ler teu desabafo, não sou mãe de diabético, nem mãe, mas imagino como deve ser... nos cobramos sempre mais e mais... mas calma, erros sempre existirão, com certeza está fazendo teu melhor... queria poder escrever mais para "ajudar", mas fica aqui meu abraço e o desejo de que você possa se sentir melhor, a cada dia!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. OLHa eu me cobro demais e estou percebendo aos poucos que nada adianta ,eu quero dar o passo maior que e perna ser perfeita e nunca falahar ,quando descubro que sou simplismente humana !
    E essas glicemias ALTERADAS?????
    OLha so eu me cobrando de novo ,poxa as minhas ficam bem acima disso !!!
    Um dia de cada vez !
    fica bem ok?
    bjim

    ResponderExcluir
  7. Oi Sara,como vc já deve saber eu tenho um filhinho diabetico tb,e me sinto como vc quase todos os dias.Não é facil ser mãe,enfermeira,nutricionista,dona de casa etc.....
    O que acontece é que diferentemente das outras mães n´os não podemos nos dar ao luxo de relaxar.Mas como dizem "amanha é outro dia.

    ResponderExcluir