quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Quando é hora de fazer terapia.

Eu tenho uma frase que uso sempre "SÓ OS NORMAIS FAZEM TERAPIA".
Ao longo da minha vida ja fiz terapia diversas vezes,e por incrivel que pareça, sempre pra aprender a lidar com o descontrole alheio, não sou aquele tipo de pessoa que simplesmente consegue ignorar a incapacidade das pessoas de lidarem com a realidade, pra mim fato é fato e tem que ser aceito, não existe outra alternativa, não é a minha fugir da realidade e acreditar que posso deixar de fazer o que tem que ser feito.
Quando descobrimos que o Igor tinha diabetes, nos primeiros dias tive medo, até porque não sabia o que era, depois de tudo esclarecido, nunca achei que fosse precisar de ajuda de terapia e realmente não preciso, não pra lidar com o diabetes, ta certo... as vezes cansa, mas não a ponto de precisar de uma terapia.
Durante esses mais de dois anos, pessoas me surpreenderam e pessoas me decepcionaram.
Nunca imaginei que os pais do melhor amigo do Igor iam se interessar em aprender a aplicar insulina, mas eles  aprenderam, por iniciativa propria, e isso foi o barato de tudo. Algumas outras pessoas que antes eram apenas conhecidos, se demonstraram grandes amigos fazendo o possivel pra deixar eu e meu filho numa situação confortavel, principalmente no que diz respeito a festas infantis. Hoje em algumas ocasiões sei que tranquilamente posso deixar o Igor, o glicosimetro e a insulina numa festinha.
Mas sabe o que está me levando a terapia? Não são amigos, nem meus filhos nem o diabetes... É a familia, estranho né?
Sei que com alguns familiares posso contar para o que der e vier, minha mãe, putz... as vezes ela chega aqui só senta e me ouve, não fala nada (as vezes acho que ela vai embora chorar). Minha irmã está me falando a meses que eu preciso de ajuda pra lidar com a situação, mas aquela coisa de cabeça dura, eu achando que da pra levar, mas hoje você engole um f#&*$%, amanhã você engole outro, ouve coisas que não está afim de ouvir, mas o pior é ouvir  "COITADO, FIQUEI COM PENA A GLICOSE TAVA TÃO BOA QUE NÃO APLIQUEI A RAPIDA" ou "QUANDO ELE CRESCER TUDO VOLTA AO NORMAL, NEM VAI PRECISAR DE TANTA INSULINA"... Eu to lidando com gente retardada??? Ou é desinteresse mesmo em saber o que é diabetes tipo 1???
Podemos trocar de amigos, escola e de varios ambientes onde as pessoas tenham esse tipo de comportamento, e não me importo quando isso vem de pessoas que nunca lidaram com esse tipo de situação, e numa boa, quando há interesse a informação é facilmente assimilada, mas familia? Não da pra mudar, é pra sempre.
Amanhã, ao meio dia, é a consulta para a instalação da bomba de insulina para teste, isso virá pra algumas pessoas como diagnostico ou sentença, hoje da pra negar que o Igor tenha algo que precise de controle constante, que ele tenha "problemas"(como eles dizem), mas amanhã, não dará mais, ele terá um dispositivo acoplado ao seu corpo e aí, eu ja sei a chuva de asneiras que irei ouvir e antes de ouvir ja perdi a paciência.
Eu sofro de transtorno de ansiedade e por descuido permiti que uma crise me acertasse em cheio, uma crise que vinha crescendo lentamente.
Depois de dois anos de diabetes sei que nada vai mudar, se eu não tenho paciência com a ignorância alheia quem tem que mudar sou eu, tenho que mudar a maneira com que permito que isso me atinja.
Os proximos dias serão casca grossa, os primeiros 15 dias com a bomba é monitoramento continuo MESMO, então como não quero me sentir mal comigo mesmo, daqui a pouco vou fazer uma visita ao salão, faz bem para o corpo e pra alma. e SEGUNDA FEIRA bem cedo, terapia, espero de verdade que o final de semana corra bem, sem surpresas desagradaveis.
Ao meu ver quem precisa de terapia  são outras pessoas, mas como elas acreditam que do nada eu tenha resolvido que meu filho tem diabetes e que do nada eu digo que diabetes tipo 1 precisa de monitoramento continuo e do nada eu deixo de fazer coisas para cuidar do meu filho e que as vezes eu preciso de ajuda, estão eu vou a terapia, como eu sempre digo "SÓ OS NORMAIS FAZEM TERAPIA".

2 comentários:

  1. Ah! A família! Eu sei como é Sarah! Eu sei como é! Tenho uma cunhada! Ah Você pode imaginar que tipo!

    ResponderExcluir
  2. Ah! A família! Eu também sei como é! aqui em casa a única diabética sou eu, então imaginem, ninguém nunca tinha ouvido falar no assunto, e já tive que ouvir entre tantas outras que escolhi a pior hora pra ficar doente, no natal passado, 10 dias após descobrir que era dependente de insulina e mal conseguia parar em pé de tão mal que passava e o psico super abalado por isso e muito mais que me aconteceu nesse último natal. Então querida, se te fizer bem faça sim terapia, mas não esquente com esse tipo de pessoa que a informação ta aí é só querer!!! Bjinhos Doces...

    ResponderExcluir