terça-feira, 18 de maio de 2010

10 meses com Diabetes.

Já se passaram 10 meses desde o diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 1, comemoramos com a consulta no IPPMG, e fomos surpreendidos com dois dias de uma sequência de hipoglicemias (para ver os números clique aqui, arquivo em pdf), estamos bem, tão bem que foi diminuída a quantidade de insulina basal (Lantus), a cada consulta em que percebemos que estamos no caminho certo, em que duvidas são respondidas com coerência e satisfação, faz valer a pena cada segundo desta rotina um tanto cansativa.
Ainda estamos em aberto sobre os episódios "escola", mas tenho que resolve-los o quanto antes, o Igor precisa voltar as atividades físicas.
Apesar de estar tudo bem conosco e nosso Leão bem domado, eu sempre volto de lá um pouco triste, enquanto esperamos sempre ouço o desabafo de uma mãe, é cada historia mais triste que a outra, algumas até conversam em tom de trocas de experiências, mas outras... dá pena dos filhos delas, eu sinto nas palavras o peso que as crianças carregam por conta das frustrações das mães, o peso da ausência do pai, o peso do valor do tratamento, não consigo sentir a leveza do amor materno.
-Já me enviaram para o psicólogo, mas eu não gosto desse negocio, eu quero é que eles me dêem uma solução. - Ouvi hoje de uma mãe  (Mesmo sabendo que não tem cura ela quer uma solução)
- Tia, tem dia que minha glicose da H1(níveis acima do que marcam o glicosimetro, geralmente 600) - Disse orgulhoso o filho.
Juro que nem lembrava desse H1, não o vejo desde a crise de cetocidose.
Quem me conhece sabe o quanto qualquer coisa relacionado a criança me afeta, é como se fosse com um filho meu, um ser tão dependente e tão vulnerável...
Essa foto acima é do Igor com mais ou menos 10 meses, é pra exemplificar como vejo o Diabetes hoje.
Como se fosse um bebê, é como se estivessemos educando uma criança, assim como nos preocupamos com a educação e saúde dos nossos filhos desde o momento em que eles nascem, também devemos nos preocupar com o controle do diabetes.
Minha mãe sempre me dizia quando eu era pequena: "modos de casa vão a rua", e assim eu tento educar meus filhos, nunca aceitei manhas, birras, comportamentos que eu não aceitaria nos filhos dos outros, não sei se quando crescerem seguirão meus ensinamentos, mais aí é entre eles e a vida, não terei errado por omissão. Mesma coisa é com o diabetes, é como um bebê sendo educado, permita que um bebê passe  noites em claro sendo acalentado e logo você terá uma criança com distúrbios do sono, permita que uma criança coma chocolate no café da manhã e logo você terá um adolescente obeso, e algumas regras não podem ter excessão.
Os mesmos cuidados que tive com meus filhos bebês, tenho com diabetes, estou conhecendo um personagem  novo na minha vida, tenho que primar para uma boa convivência a longo prazo.
Não sei se um dia o Igor vai se sentir orgulhoso de ter níveis glicemicos altíssimos, pelo menos não tem motivos pra isso, antes de qualquer coisa lhe é ensinado todos os dias sobre auto estima, sobre qualidade de vida, sobre amor... Quem ama e é amado quer viver, quem quer viver se cuida!!!

Eu não controlo o diabetes do meu filho, só por a ser mãe dele.
Eu controlo porque o AMO!
Controlar o diabetes não é opcional é prova de amor.
Assim como desejamos um futuro brilhante para nossos filhos também devemos desejar um futuro sem sequelas, exatamente na mesma proporção.


E sabem porque comemoro o diagnóstico??? Por que  no dia 18 de Julho de 2009 Deus me deu a oportunidade de ficar perto e cuidar do meu filho por mais tempo. o diabetes foi só consequencia dessa oportunidade.


4 comentários:

  1. Não só as séries de reportagens abrange e revela como vivemos e enfrentamos nossas situações, e também, os comentários das novelas, e também as orientações do governo refletem nossa realidade.

    - Procure seu médico;
    - Procure um especialista;
    - Vá ao médico regularmente;
    - Faça este exame no posto de saúde;
    - etc...

    Estou lendo também esta colega:

    http://minhafilhadiabetica.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sarah, eu tinha feito um post sobre o primeiro mês com diabetes e pulei o mês passado. Ler o seu post ontem me inspirou a publicar sobre o terceiro mês, e tomei a liberdade de citar um trecho do seu texto, achei lindo.... E coloquei uma foto do Gui nessa idade também!!! ADOREI a ideia, tudo bem pra vc?!?!?! Bjo grande, força sempre!

    ResponderExcluir
  3. Adão,
    Te vi lá no facebook, a Nic tem mais experiencia que eu em Diabetes, o espaço dela é otimo.

    Jo,
    Temos o mesmo proposito, sinta-se a vontade sempre.

    ResponderExcluir
  4. Não me lembro de ter adicionado você no Facebook... vou lá olhar e corrigir esta falta de elo.

    As vezes penso, nas coisas que nos acontecem, e chego a conclusão que somos muitos parecidos, e estamos no mesmo lado do equilibrio dos eventos.

    Um cheiro carinhoso.

    ResponderExcluir