domingo, 23 de maio de 2010

Consulta de Maio/2010


Canetas para refil de Lantus
Canetas para refil de NovoRapid

Quando fui a ultima consulta pensei sair de lá com novidades pouco agradavéis, apesar da Hemoglobina glicada ter ficado em 7,1%, o TSH está bem alterado.
Recebemos os parabéns pela Glicada e pelo gráfico de valores glicemicos, quanto ao TSH ficaremos de olho para acompanhar se o  T4 Livre apresenta alterações, enquanto ele estiver normal, caracteriza um HIPOTIREOIDISMO SUB CLINICO, que não precisa de tratamento, isso pode continuar assim por muito tempo ou não, pela informação que recebi, o DM1 e HIPOTIREOIDISMO muitas vezes se apresentam juntos, faremos exames a cada 6 meses para acompanhar as funções da tireoide.
Quanto a contagem de carboidratos, oficialmente em algumas refeições foram adicionados 15g de carboidratos, no almoço e jantar ficamos com 60g e lanche da tarde 45g.
Alteramos também a quantidade de insulina, baixamos a Lantus para 6u  e a Novo Rapid agora tem quantidades variáveis de acordo com a hora do dia, por isso é tão importante anotar os numeros, montar uma tabela com os valores da glicemia, os médicos analisam o comportamento da glicose e comparam os horários de grande variações a partir dessas anotações, e montam o esquema da rápida, que é individual. Ir a uma consulta sem a tabela glicemica é como ir a escola sem fazer o dever de casa.
Depois de 10 meses eu ouvi a mais completa explicação sobre o uso a insulina, vou tentar passar pra vocês, principalmente para os pais que ainda lidam com números glicemicos baixos.
Por aqui quase não fazemos uso da insulina de ação rápida, isso é bom? Não.
Já se perguntou porque existem dois tipos de insulina aplicavéis? Uma de ação lenta outra de ação rápida? A de ação lenta não pode trabalhar sozinha, ela deve manter os valores estáveis e a de ação rápida deve evitar picos pós refeições, tanto que ela age no corpo durante no máximo 1h.
Os médicos diminuíram a quantidade de Lantus porque ela estava fazendo esse trabalho sozinha, ela não deve baixar mais do que 100mg de glicose, no caso do Igor durante a noite esse numero estava passando dos 150mg, estava dormindo bem com picos de 200 na madrugada e acordando abaixo dos 90. Hoje estou mais segura quanto a aplicação da NovoRapid, não adianta tentar evitar, um bom controle do DIABETES é aplicação das insulina e contagem de carboidratos.
Desde a consulta estamos aplicando menos insulina de ação lenta, os números continuam os mesmos, estou feliz, porque EU ACREDITO EM MILAGRES...
Mesmo acreditando em milagres, eu nunca deixo de fazer o que é necessário para o controle do diabetes.

9 comentários:

  1. Ufa que eu não sou a única que entendeu isso!!! tenho q explicar mil vezes pras pessoas que aplicar a rapida varias vezes (qdo necessário) é BOM !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Meninas
    seu sempre li aqui e acola o tal negocio de "nao querer " usar novorapid e nao entendo porque ,sera que vcs me explicam? Porque aqui e diferente a gente economiza na lenta ,e usa sempre novorapid ,eu pratciamente nao usei lente ,ta agora com a bomba nao preciso ne? mais mesmo antes era so novorapid !Se vcs me explicarem o porque fico agradecida .
    bjim

    ResponderExcluir
  3. ...pois, tem mesmo que ser...
    nãoimaginas o bom que é ler algo igual ao modo como pensamos, há dias que acho que estou sozinha nesta caminhada, mas não estou!
    Obrigada....
    bj grande

    ResponderExcluir
  4. Oi Sarah,

    Tb pensava desta forma quanto a aplicação da Novorapid acha que quanto menos aplicassemos melhor seria, mais com o passar do tempo estamos chegando a conclusão q é o contrario . A Luana esta com valores bom pre refeições o problema que o pos prandial esta ficando acima do esperado como ela é muito pequena temos que ir devagar para evitarmos hipo, mas temos sentindo a necessidade da Novorapid para cobrir as refeições.
    Quanto a questao do TSh ja li a respeito que portadores de DM1 tem maior probalilidade de desenvolver tb, e a atrapalha o controle glicemico, que nao é o caso do Igor - com certeza nao sera nda.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Desde quando passei a ler seu blog que tenho visto que cuidar de uma criança diabética não é pouca coisa. É o contrário, um suspense, uma adrenalina, uma canseira, um trabalho incansável e que nunca termina.

    Força Sarah. Fé. Determinação. Ação. Continuação.

    ResponderExcluir
  6. Sabe Rô.. acho que as mães brasileiras querem evitar ao máximo as picadas no filhos.
    Os médicos demoram a nos fazer entender que a mais importante é a rápida...
    Então, ficamos (ficavamos) felizes quando com apenas uma aplicação de lenta pela manhã, nossos filhos pasasm o dia sem precisar da rápida...
    Acho que é isso... poupar o filho das várias picadas diárias...
    Faz um ano que passei a aplicar mais vezes a novorapid...

    ResponderExcluir
  7. Nic,
    Não é que só agora eu entendi, é que só agora me explicaram.

    Roberta,
    Vou esperar o Dr Paulo passar por aqui e dar a explicação. quer dizer espero que ele colabore conosco.

    Autora de Sonhos,
    Graças a Deus não estamos sozinhas!!!

    Debora, evitar as hipos e manter o controle acredito que seja o objetivo, acho que por isso tudo isso acontece gradativamente com o decorrer do tratamento.

    Adão,
    É na ativa 24 horas por dia, em ação de 3 em 3 horas, mas conforme nos adaptamos a rotina conseguimos relaxar entre uma picada e outra.

    Nic,
    Diabetes é uma doença cronica e pouco conhecida, eu nunca entendi e nunca aceitei aplicar a rapida no Igor mesmo com hipo, eu sempre soube que a pos prandial não poderia ultrapassar alguns numeros, então anotei essas glicemias por um tempo e diante dos numeros a Medica me explicou por que diminuiria a lenta, isso é tratamento, ainda temos bons numeros.
    O problema não são as mães, são os medicos que muitas vezes não são claros, agora eu fui devidamente informada de como é esse processo.
    Se ninguém me fala que algo que eu não conheço é ruim, eu não vou saber que é ruim. Mas se alguém me explica qu é ruim e porque, eu acredito que é ruim.

    ResponderExcluir
  8. NIc
    obrigado pela explicacao ! Nao sabia o porque ,mais tinha lido tb no blog da JO ,eu quando usava caneta so aplicava tres vezes por dia ,entao nao fazia lanches ,porque os intervalos sao muito curtos ,nao dava pra medir aplicar e comer ,entao como nao usava lenta ,so fazia tres refeicoes por dia ( mais essa foi a orientacao que recebi da minha medica ,como era nova no assunto tinha que cumprir ,resulatdo sequei ne? ) depois com a pompita faco lanches nos intervalos ,claro ainda sou economica na insulina ,uso 25 doses no total ( basal e bolus ) por dia ,pra manter o corpinho em forma rsrasrsrs ,to brincando minha nutri e fera minha dieta rigida ,eu forcei a barra pra incluir lanches ,mais tive que diminuir o cho das refeicoes principais !

    ResponderExcluir
  9. Eu também acho que o problema são os médicos e não as mães. Pq nós mães fazemos o que eles mandam... Por isso passei por 2 antes de encontrar o atual.
    Foi complicado ver a Vittoria com uma hipo, corrigir, alimentá-la e dar insulina em seguida. Mas foi o único jeito que conseguimos pra evitar hiper após hipo... que era uma constante...
    hoje, até a professora faz isso..
    Por isso disse no twitter outro dia, tem mto médico que deveria ficar só nas pesquisas, no mundinho acadêmico, pq no trato com o paciente não estão com nada...(não estou falando do SEU médico, ok?)

    ResponderExcluir